A equipe “Maria Felipa” conquistou a medalha de cristal na 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), durante a final realizada na Unicamp, em Campinas. A equipe é formada pelos estudantes Arthur, Gabriely e Isabelly, todos do 2º ano do ensino médio do Projeto Escola Alpha Lumen, de São José dos Campos e foi orientada pelo professor Diego.
Na final, que voltou a ser presencial após dois anos de formato on-line devido à pandemia de Covid-19, foram reunidas 320 equipes de todos os estados, que disputaram 75 medalhas, entre ouro, prata e bronze. O estado de São Paulo conquistou um total de dez medalhas, ficando na 3ª posição nacional.
Todos os demais competidores que participaram da final receberam uma menção honrosa, a medalha de cristal.
Ao longo da 14ª edição da competição, iniciada em maio, a ONHB contou com mais de 11,4 mil equipes inscritas e, para chegar à final, elas passaram por seis fases on-line, as quais incluíam questões de múltipla escolha e a realização de tarefas. Neste ano, a olimpíada convidou seus participantes a refletirem sobre o papel e a importância das mulheres na história brasileira, com destaque para a participação política. Mais de 1,2 mil estudantes de todos os estados do país estiveram na Universidade no sábado e domingo (20 e 21/8) para participaram da grande final presencial.
O Projeto Escola Alpha Lumen participa da Olimpíada desde 2015, sempre avançando nas etapas ano a ano com conquistas recente de medalha de prata e bronze. A olimpíada consolidou-se como um projeto de ensino pela frente História e humanidades.
Foram diversos times montados sob a orientação dos professores Diego e Rafael da frente de História e o time Maria Felipa composto por alunos do 2º ano do Ensino Médio chegou à final
A olimpíada é organizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio da Associação Nacional de História (ANPUH). Saiba mais sobre a competição no site da ONHB.
SAIBA MAIS SOBRE O NOSSO HISTÓRICO NA ONHB
https://alphalumen.org.br/estudantes-da-alpha-lumen-classificados-pela-final-da-onhb-2022/